Manuais dos Jogos

Textos e comentários por: Adriana B. Portes.
Aqui você encontra índice detalhado dos manuais.
Uma sinopse sobre cada aventura.
A ordem das Eras nos manuais seguem o plano geral do jogo.
Para copiar os manuais em PDF siga para o Setor Downloads.

Olá visitante. Neste setor separei um índice dos jogos, também é uma espécie de introdução, um panorama genérico dos enredos e do cenário do jogo, notem que a ordem do índice está de acordo com o modo que eu elaborei os manuais, porém como MYST é uma aventura de imersão não linear, você poderá optar por iniciar o jogo em qualquer uma das Eras explorando o cenário da maneira que mais te agrade. Escolha o tópico desejado e boa jornada.

Observação: área com spoilers. Neste setor há revelações sobre partes do enredo da Série MYST, principalmente sobre MYST II Riven, MYST IV Revelation e MYST V End of Ages. Se preferir acesse somente os índices dos jogos.

Antes dos eventos em MYST I.

Anna, também conhecida como Ti’ana entre os D’ni, passa sua infância na superfície da Terra. Na adolescência faz pesquisas geológicas acompanhada de seu pai. Nesta época os D’ni já tinham concluído seus túneis em direção a superfície. Após a morte repentina do pai de Anna, ela começa a explorar a região sozinha e acidentalmente descobre a existência da Civilização D’ni ao cair em um dos túneis inacabados, sendo encontrada pela Guilda de Exploradores. Ela permanece algum tempo reclusa em uma parte isolada da Cidade D’ni sob os cuidados da Guilda dos Lingüistas, que se surpreendem com a facilidade que a humana possui em aprender o idioma D’ni.

O jovem Aitrus torna-se Mestre na Guilda dos Exploradores-Escavadores e Veovis, amigo de Aitrus, torna-se Mestre da Guilda dos Escritores. Futuramente Veovis e o filósofo decadente A’Gaeris serão responsáveis pela revolta que iniciou uma severa Guerra Civil entre os D’ni.

Ti’ana não podendo voltar a superfície é recebida na casa de Kahlis e Tasehrah, pais de Aitrus, ambos travam contato e criam um laço de amizade. Posteriormente Ti’ana casa-se com Aitrus, que nesta época já tinha sido eleito membro iniciante do Conselho de Lordes, o que possibilitaria para ele fazer parte do governo D’ni.

Aitrus e Veovis conheceram-se durante a infância e tornaram-se amigos. Em uma ocasião, já adultos, Aitrus salva a vida de Veovis, e este promete ao amigo retribuir o favor no futuro. Aitrus conta a Veovis sua intenção de casar com Ti’ana, contudo Veovis, um influente filho de uma linhagem nobre D’ni, não vê com bons olhos o povo da superfície. Esta desconfiança cresce, quando Veovis trava contato com o decadente filósofo A’Gaeris, que trama um plano meticuloso para usar a influência de Veovis junto ao Conselho de Lordes para minar a confiança no governo atual dos D’ni. Por trás deste plano estava a ânsia de vingança de A’Gaeris, ele tinha sido rebaixado em sua própria Guilda por ter falsificado documentos importantes e desejava destruir a classe alta e dominante de Lordes.

Aitrus pede autorização ao Conselho de Lordes para casar-se com Ti’ana, apenas Veovis vota contra. Mas quando Aitrus lembra-lhe do favor devido no passado, Veovis é obrigado a mudar de idéia. Logo A’Gaeris vê neste incidente a chance de iniciar seu plano de vingança usando Veovis. Além disso seria fácil culpar Ti’ana por qualquer conseqüência desastrosa deixada na Sociedade D’ni.

Gehn nasce anos depois. Nome dado em homenagem ao avô de Aitrus. Nesta época Veovis e A’Gaeris começam uma revolta em massa contra a política D’ni de manter contato com estrangeiros e pessoas da superfície. Ambos iniciam o plano acusando Aitrus de assassinato, contudo fica provado que é Veovis quem estava envolvido no ato, Ti’ana é envolvida na questão, sendo uma das testemunhas do evento. Futuramente Aitrus descobre que o autor da trama era A’Gaeris. Mas a semente do ódio já estava plantada, isso divide a população.

D’ni é destruída em meio a revoltas e uma ação de armas bacteriológicas. A’Gaeris em sua loucura, ordena que Veovis faça uma Era para que ambos possam governar como deuses. Veovis nega o último pedido e A’Gaeris mata seu nobre aliado. Depois A’Gaeris tenta matar Ti’ana e Gehn. Aitrus morre ao tentar salvá-los. Em seu último ato, Aitrus engana A’Gaeris quando entra em um Livro de Ligação para Edarat, uma Era que ardia em chamas, ambos morrem. Ti’ana não tem alternativa e volta para a superfície levando consigo Gehn. Este por sua vez, revolta-se culpando a sua mãe pela Queda D’ni, por outro lado, ele pretende reviver as glórias dos D’ni a qualquer custo. Os D’ni remanescentes fogem para Eras desconhecidas.

Anos depois, quando Gehn tem por volta de dezenove anos, nasce Atrus, filho de Gehn e de KetaLeira, uma nativa da superfície aparentemente resgatada por Gehn de uma tribo nômade, em um lugar chamado Amad. Keta morre no parto e Gehn não se conforma. Ele decide deixar o filho com sua mãe Ti’ana na superfície, para depois ingressar em uma utopia: reviver a glória da Civilização D’ni. Ele volta para as ruínas da apoteótica Cidade D’ni, também conhecida como Ae’Gura e precariamente estuda a antiga Arte da Escrita através de antigos livros. Ironicamente ele fixa sua base em K’veer, a antiga ilha-mansão da família de Veovis.

Atrus passa a infância e parte da adolescência com sua avó paterna, AnnaTi’ana. Após quatorze anos, Gehn retorna para a superfície e introduz Atrus na Arte. Contudo Atrus não compartilha as ambições de Gehn. Gehn neste meio tempo recria Riven ou Quinta Era. Atrus rejeita as idéias de seu pai, que visa apenas explorar Eras inocentes.

Atrus passa sua vida pré-adulta aprendendo a arte de confecção de Livros de Ligação em uma das Eras D’ni. Posteriormente ele volta a Cidade D’ni, já decadente, e conhece alguns amigos como Tamon, arquivista e mestre na confecção de Livro de Ligação e seus filhos, Oma e Esel.

Gehn invejando o talento do filho na Arte da Escrita, o prende dentro da ilha de K’veer com um livro para Riven, nesta Era, Atrus conhece Catherine. Ambos criam um plano para aprisionar Gehn em um Livro Prisão, mas o plano não obtém sucesso e Gehn fica preso em Riven, sem um Livro de Ligação que o tire desta Era.

Atrus, Ti’ana e Catherine elaboram a Ilha MYST. Eles pretendem viver neste lugar paradisíaco longe da influência letal de Gehn. Após aprisionar Gehn em Riven, Atrus e Catherine conseguem voltar para a ilha MYST, mas sem o seu Livro de Ligação. O livro perde-se na Fenda Estelar sendo encontrado anos mais tarde pelo explorador da aventura…

Eventos em MYST I.
Trinta anos depois em relação a prisão de Gehn em Riven.

Durante trinta anos muitos acontecimentos desenrolam-se na vida de Atrus: Achenar e Sirrus nascem, um ano depois Anna também conhecida como Ti’ana, morre devido a idade avançada. Atrus cria os filhos com sua esposa, contudo eles não sabem ainda que seus filhos escondem uma natureza hedionda. Anos mais tarde, depois de uma longa viagem a Eras longínquos para procurar D’nis perdidos, Atrus encontra a maioria de seus livros em sua Biblioteca queimados ou destruídos.

Atrus deixa um bilhete para Catherine e sai a procura de seus filhos. Os irmãos retornam e encontram o bilhete para Catherine. Quando Catherine retorna ao lar, seus filhos alegam que Atrus usou o Livro Verde, Catherine acredita tratar-se de uma ligação para Riven. O que realmente o Livro mostrava. Neste meio tempo Atrus retorna e os filhos dizem que Catherine usou o Livro Verde. Atrus prepara-se para partir, contudo Sirrus e Achenar manipulam o Livro, trocando a sua capa e o redirecionando para K’veer. Atrus fica preso e acredita que Catherine está em Riven.

Sirrus entra em um Livro de Ligação para a Era Spire e Achenar entra em um Livro de Ligação, que remete a Era Haven. Ambos acreditam que estes dois lugares estão repletos de riquezas e pessoas para serem manipuladas. Mas são Livros Armadilha, ou Prisão, criados por Atrus para enganar possíveis ladrões que entrassem na sua Biblioteca.

Dias depois o Livro de Ligação para MYST é encontrado e o explorador vai até a ilha. Chegando neste local, após cumprir todas as tarefas, ele constata que Atrus está preso em K’veer e foi traído por seus filhos, Sirrus e Achenar. Enquanto isso Catherine está em Riven. Ela aproveita a sua estada para tentar ajudar seu povo a livrar-se dos atos nefastos de Gehn. Ela fica chocada com os efeitos maléficos das modificações exercidas por Gehn sobre Riven.

Manual MYST I.
Manual MYST I – Personagens. Explicação da interface e traduções.
Manual MYST I – Ilha MYST. Chegando na Ilha, coletando pistas.
Manual MYST I – Era Channelwood. A Era das trilhas de madeira.
Manual MYST I – Era Stoneship. A Era do navio de pedra.
Manual MYST I – Era Selenitic. A Era dos sons…
Manual MYST I – Era Mechanical. A Era das engrenagens…
Manual MYST I – Ilha K’veer. Encontrando Atrus em K’veer.

Eventos em MYST II Riven.
Trinta anos depois em relação a prisão de Gehn em Riven.
Meses depois em relação a MYST I.

Meses depois você reencontra Atrus em K’veer, agora ele tenta reconstruir a Era de Riven, mas suas tentativas são em vão. Ele precisa que você parta até Riven para salvar Catherine e tentar prender Gehn em um Livro Prisão, que parece ser um portal para a antiga capital D’ni.

Você consegue prender Gehn. Depois abre a Fenda Estelar e manda uma mensagem para Atrus. Ele reencontra Catherine e ambos partem para K’veer, para recuperar o Livro de Ligação de Riven, contudo a Quinta Era já está destruída e não pode ser mais recuperada. Dias depois o casal é retirado de K’veer pelos Averonies.

Alguns meses depois, Atrus e Catherine retomam sua vida. Contudo a sua maior ambição no momento é libertar e reunir os remanescentes do povo D’ni em uma nova Era. Atrus e Catherine viajam por várias Eras a procura de sobreviventes dos seus antigos livros que estavam em MYST. Atrus encontra um Livro de Ligação para Terahnee. Um lugar paradisíaco, que abrigava parentes distantes dos D’ni.

Atrus decide reconstruir Terahnee. Contudo ele e Catherine ficam chocados ao descobrir que nesta Era ainda persiste o sistema de escravidão, herdado do povo Ronay, antepassado em comum de ambos, D’ni e Terahnee.

Eles viajam por muitas Eras e constatam este fenômeno de humilhação em muitas delas, e todas preconizadas por antigas raças ligadas de forma direta ou indireta aos Ronay ou aos D’ni. Entre várias informações eles descobrem que a tradição da escravidão vive há muitos anos entre os habitantes destas antigas Eras. Os D’ni contrários a escravidão juntam-se aos escravos de outras raças para reconstruir Terahnee, isto gera uma guerra sangrenta. Mas uma doença desconhecida começa a matar muitos dos insurgentes. Os D’ni deixam Terahnee.

E Atrus não obtem sucesso na reconstrução de Terahnee. Havia muita mácula naquele lugar. Então ele decide construir uma nova Era chamada Releeshahn, usando sobretudo os conhecimentos adquiridos com sua avó, Ti’Ana, conhecida também como Anna.

Manual MYST II Riven.
Manual MYST II Riven – Personagens. Quem é quem na aventura e explicando interface.
Manual MYST II Riven – Ilha K’veer. Atrus fala com você.
Manual MYST II Riven – Ilha Templo. Conheça a Ilha Templo e os sinais de Gehn.
Manual MYST II Riven – Ilha Selva. Cenários lindos e muitas pistas.
Manual MYST II Riven – Ilha Cratera. Encontrando o laboratório de Gehn.
Manual MYST II Riven – Ilha Platô. O lugar que controla Riven.
Manual MYST II Riven – Era Moiety ou Tay. A Era escondida dos Rebeldes.
Manual MYST II Riven – Era de Gehn ou 233º. Falando com Gehn.
Manual MYST II Riven – Ilha Prisão. Falando com Catherine.
Manual MYST II Riven – Fenda Estelar. Voltando para casa…

Eventos em MYST III Exile.
Quarenta anos depois em relação a prisão de Gehn em Riven.
Dez anos depois em relação a MYST I.
Dez anos depois em relação a MYST II.

Você reencontra Atrus e Catherine com a pequenina Yeesha em Tomahna. Ele confeccionou uma nova Era para os remanescentes da Civilização D’ni chamada Releeshanh, mas este Livro de Ligação é roubado por Saavedro, que exige justiça para Narayan a sua Era natal, a qual foi destruída por Sirrus e Achenar. O que Saavedro não sabe, é que Atrus ao recuperar o Livro para Narayan, acabou isolando a preciosa Era para protegê-la

Você persegue Saavedro e consegue enviá-lo novamente para a Era Narayan, recuperando o precioso Livro Releeshahn. Ao voltar para Tomahna, você conta tudo que ocorreu para Atrus e Catherine. Eles permanecem nesta Era pensando em reconstruir suas vidas e cuidando da pequena Yeesha.

Manual MYST III Exile.
Manual MYST III Exile – Personagens. Quem é quem na aventura e explicando interface.
Manual MYST III Exile – Era Tomahna. A nova casa de Atrus e Catherine.
Manual MYST III Exile – Era J’nanin. A Era do aprendizado.
Manual MYST III Exile – Era Voltaic. A Era das forças magnéticas.
Manual MYST III Exile – Era Edanna. A Era das forças da natureza.
Manual MYST III Exile – Era Amateria. A Era das forças dinâmicas.
Manual MYST III Exile – Era Narayan. A Era do equilíbrio de forças.

Siga para a entrada