Manual MYST I – Era Stoneship

Texto e comentários por: Adriana B. Portes.
Encontrando a entrada para Era na Ilha MYST.
Descobrindo a Era do navio de pedra.

Após sua jornada por Channelwood você estará no Prédio da Biblioteca. Aconselho que você leia o livro que fala sobre Stoneship na prateleira de livros antes de ingressar nesta enigmática Era. Stoneship exigirá de você paciência e engenhosidade. Mas não será tão difícil se você solucionar um quebra-cabeça por vez. Stoneship e sua história pitoresca foram criadas originalmente por Atrus. A princípio trata-se da lenda de três meninos que eram náufragos e foram parar em uma ilha rochosa no meio do nada, Emmit, Branch e Will. Eles cresceram e conheceram outras pessoas que também foram chegando na ilha, posteriormente criaram uma comunidade. Atrus voltou algumas vezes para esta Era, mas aos poucos foi esquecendo de sua existência. Seus filhos Sirrus e Achenar parecem ter tomado posse do lugar e construíram aposentos próprios para a convivência mútua. Então você deve ir até este lugar para resgatar as páginas vermelha e azul.

Atenção, nesta Era irei dar como ponto de referência para os quartos de Sirrus e Achenar as palavras PROA – dianteira do navio e POPA – traseira do navio. O quarto de Sirrus está na direção da popa do navio, ou seja, na parte de trás próximo a câmara do Livro de Ligação e o quarto de Achenar está na proa, ou seja, na frente do navio, próximo ao caminho que leva ao telescópio.

Acessando Stoneship. Ainda dentro do Prédio da Biblioteca você deve ir em direção ao mapa da ilha MYST. Toque no diagrama da Torre Giratória que é representada pelo círculo que está na extrema direita, logo abaixo do desenho da Nave Espacial. Ele ira emitir uma linha branca, aguarde esta linha dar a volta no quadro e quando ela passar pelo pequeno círculo na parte debaixo do quadro, que representa a gávea afundada do navio na Doca de Madeira, a linha irá ficar vermelha. Em seguida você ouvirá o som de uma pesada pedra sendo arrastada. O mesmo som que você ouviu ao alinhar a Torre Giratória com a entrada da Era Channelwood. Será a parte de cima da Torre sendo aberta em direção a doca.

Rume para o Quadro de Entrada, aquele que possui a pintura da prateleira de livros que transforma-se em escada. Clique sobre o quadro e a imagem irá ficar embaralhada. Em seguida a prateleira irá descer formando uma escada e você terá acesso ao corredor atrás da Biblioteca. Siga pelo corredor, entre no elevador e clique o botão à direita da porta. Você irá subir até a parte superior da Torre Giratória. Saia do elevador e suba a escada de metal com a placa do livro aberto. Você verá ao longe a gávea do navio afundado na Doca de Madeira. Desça a escada e dobre a direita, com dois cliques você chegará na próxima escada, aquela que possui uma placa com uma chave. Suba a escada e anote os dados que estão impressos na placa de metal. Você verá três datas.

Após anotar estas datas, desça a escada e entre no elevador. Siga até a Biblioteca e aproxime-se do Quadro de Saída, o que mostra a porta da Biblioteca aberta para o Jardim Central ou Jardim de Pilares. Clique sobre este quadro e ele irá ficar embaralhado, depois a prateleira de livros irá voltar para o lugar e a Biblioteca estará aberta. Antes de sair siga até o livro que fala sobre Stoneship e veja as últimas folhas do livro. Copie com a tecla Print Screen as fotos das constelações que estão no livro. Elas serão necessárias para podermos acessar esta Era.

Datas das Constelações no Observatório
Dia Mês Ano Hora
11 Outubro 1.984 10:04 AM
17 Janeiro 1.207 05:46 AM
23 Novembro 9.791 06:57 PM

Saia do Prédio da Biblioteca e dobre para a esquerda, siga até o Planetário. Entre, não é necessário fechar a porta, aperte o botão azul do lado direito da porta. Agora rume até a poltrona vermelha no centro do Planetário e acesse o painel no teto. Ponha os dados das datas encontradas na Torre Giratória, utilizando as setas acima e abaixo das ranhuras verticais. Os dados aparecerão de modo digital na parte inferior do painel, depois clique no botão do lado direito da tela à sua frente para que a constelação correspondente apareça. Copie os pontos para comparar com as constelações do livro de Stoneship.

Após inserir as datas uma a uma você irá conseguir encontrar três constelações diferentes. Compare os pontos com as constelações utilizadas no livro de Stoneship. Você encontrará: a Folha, a Serpente e o Besouro.

Saia do Planetário e dobre a direita, siga em direção ao Jardim Central. Fique de frente para a alameda central e note que tanto de um lado como do outro há uma trilha com quatro colunas. Em frente a cada coluna há uma caixa de metal com um símbolo que representa uma constelação. Você deve clicar na caixa de metal com o símbolo correspondente a cada constelação encontrada. Ao passar o mouse sobre o símbolo do mecanismo, o mesmo ficará verde. Isso irá acionar a entrada para a Era Stoneship.

FOLHA – Terceira coluna a esquerda
SERPENTE – Segunda coluna a direita
BESOURO – Terceira coluna a direita

Ao mesmo tempo você ouvirá o som de água fluindo ás suas costas e depois um som muito mais forte, parecendo um estrondo. Volte-se e siga até o bebedouro de pássaros. Note que agora o navio está na superfície. Isso já lhe dá uma grande pista, não é? Siga até a Doca de Madeira e veja o navio emerso esperando por você. Entre no navio e siga até a popa, há uma porta de madeira, toque nela e ela abrirá. Em cima de uma cadeira você verá o Livro de Ligação para a Era Stoneship. Clique na imagem do livro e seja transportado…

Acionando a Força Provisória. Você pousará na popa do navio e verá uma entrada na rocha. Ao aproximar-se notará que a mesma está cheia de água impossibilitando a sua descida. Às suas costas você verá uma entrada no navio, mas ela também está submersa e você não pode seguir adiante. Vire a esquerda e siga em direção ao farol. Passe sobre as tábuas e entre através do que parece ser uma janela quebrada. No chão à sua esquerda você verá uma chave, e no teto um cadeado. Contudo isso é um tanto sem sentido. Pois a chave nunca irá alcançar o cadeado que está no teto. Bem, primeiro você terá que esgotar a água que está dentro do farol para poder ver o que há no nível inferior desta construção.

Saia do farol e siga até a popa do navio, depois continue reto passando por novas tábuas, indo em direção a um cesto que parece ser a parte de baixo de uma gávea de navio com um guarda-chuva em cima. Ao chegar você verá três botões. Eles são responsáveis por acionar um motor que retira a água de várias sessões desta Era, contudo ele não pode funcionar ao mesmo tempo para todas as áreas, e você terá que esgotar cada área separadamente. Primeiro vamos tirar a água de dentro do farol. Clique o último botão, o que está na extrema DIREITA. Você ouvirá um motor sendo acionado. Agora volte ao farol.

Você verá que a água desapareceu. Desça a escada de madeira em espiral até o fundo da construção. Você verá um ralo e um baú. Madeira flutua não é? Mas esta aqui parece que não. Então note uma torneira ao lado do baú. Clique nela e ela irá esgotar a caixa que estava cheia de água. Depois de toda a água sair, clique na torneira novamente para selar o baú.

Agora ele poderá flutuar. Volte para a gávea com o guarda-chuva e clique novamente no botão da DIREITA, ele irá apagar e a água voltará para o interior do farol. Saia desta posição e volte para o farol, entre e veja o baú flutuando. Clique na chave à sua esquerda e automaticamente ela irá abrir o baú. Agora pegue a outra chave que está dentro do baú e suba a escada de madeira.

Clique sobre o cadeado e a chave irá abri-lo. Abra o alçapão e entre no observatório do farol. Conheça o cenário. Quando você olhar em direção ao navio e a ilha rochosa verá no chão um motor. Ele fornecerá energia temporária as áreas desta Era. Aproxime-se dele e toque na manivela, ela girará sem parar, alimente o motor mais ou menos um minuto em tempo real. A bateria dará a você cerca de dez minutos de energia. Não se preocupe com a duração da energia, pois você terá que voltar aqui algumas vezes.

Saia do farol e siga em direção a popa. Agora tome o caminho da direita e suba na proa, que está do outro lado da ilha rochosa. Note um caminho de madeira que sobe montanha a cima. Siga até o final e veja um Telescópio. Clique nele e com o seu cursor mova o mesmo, mudando o grau da direção em que ele está posicionado. Quando você chegar em 135º ele mostrará o topo do farol, há uma luz piscando. Você já deve ter visto este desenho no livro que fala da Era Stoneship. Este é o sinal que há energia no farol e que haverá luz futuramente dentro do navio. Você precisará desta luz extra para poder chegar ao Livro de Ligação que o levará até MYST. Saia do Telescópio e desça o caminho de madeira até a proa. Então dobre a esquerda e siga até a popa. Passe pelas tábuas e rume em direção a gávea com o guarda-chuva. Ao chegar no painel com os três botões, clique no botão do CENTRO. Isso irá liberar a sua passagem para os quartos de Sirrus e Achenar. Tenha certeza que a bateria do farol esteja provendo energia elétrica para estas duas áreas.

Quarto de Achenar. Siga em direção a proa, justamente a área que está no final do caminho de madeira que leva ao Telescópio. Dobre a direita e veja a abertura na rocha, semelhante a primeira que estava na popa. Desça por ela, agora há luz elétrica e fica mais fácil ver o caminho. No final deste túnel você verá uma porta de concreto com um botão no centro. Clique neste botão e você entrará no quarto de Achenar. A decoração varia entre os estilo, casa dos horrores e câmara de tortura na Savana. A sua frente há uma mesa com uma luminária que sai de dentro de um tórax. Dobre a esquerda e veja em cima da cama uma Página Azul. Pegue-a.

Vire-se e você verá um armário com várias gavetas. Quase todas possuem um mapa. Parece que Achenar estava atrás da ilha do tesouro. Na penúltima gaveta você encontrará um papel com uma mensagem, mas ele está rasgado no meio. Certamente ele é a outra metade do papel que encontramos em Channelwood. Lembra? Bem guarde esta imagem. Agora olhe em cima deste armário e você verá um Projetor Dimensional em miniatura. Clique no botão central e você verá uma rosa vermelha. Contudo ao mover uma pequena alavanca logo abaixo do botão central, a rosa irá transformar-se em um crânio. Isso é bem típico de Achenar. Sempre querendo impressionar…

Voltando a MYST com a Página Azul. Agora você deve voltar para MYST. Saia do quarto de Achenar e veja na primeira intersecção dois nichos em formato de umbral circular. Note que do lado esquerdo logo abaixo do umbral há uma ranhura quadrada, uma espécie de entrada secreta. Clique sobre ela e a mesma abrirá revelando luz. Entre e você verá um longo corredor de metal. No final do caminho você verá uma câmara de observação. Note que há outra saída da mesma, além do corredor que você tomou para chegar aqui, há outro que leva até os aposentos de Sirrus. Este observatório mostra o fundo do mar e na sua frente há uma enorme Bússola, note que ao redor dela há vários botões. Bem, não aperte nenhum dos botões da Bússola ainda, pois se você apertar o botão errado a luz apagará e você ficará tateando às cegas o caminho de volta.

Agora à partir do norte e excluindo este botão, clique no DÉCIMO SEGUNDO botão no sentido horário, ou seja, na ponta do triângulo vermelho abaixo na direita. Se você apertou o botão certo, aparecerá um farol em baixo da água. Se você apertou o botão errado, terá que voltar ao farol e girar novamente a manivela que provê energia para as baterias e depois voltar até aqui e apertar o botão certo. Agora saia desta câmara em direção a popa, tomando o caminho a sua esquerda. Você irá parar em um corredor de concreto, agora dobre a direita em direção ao aclive. Você deverá sair na popa. Se isso não acontecer, volte para a câmara e saia no corredor do quarto de Achenar – proa e volte para a popa à partir do caminho externo.

Quando você chegar a popa, notará que a entrada do navio está submersa. Siga até a gávea com o guarda-chuva e acesse o painel com os três botões. Aperte o botão da ESQUERDA e ao mesmo tempo ele irá esgotar a água de dentro do navio. Volte para a popa e agora desça pela escada de madeira. Veja uma porta semelhante a que você viu no quarto de Achenar. Clique no botão central e ela irá abrir. Agora você verá um recinto que mostra o fundo do mar iluminado. Há uma escadaria de madeira e um chão ricamente adornado com ladrilhos azuis e brancos. Desça a escadaria até encontrar uma mesa, aproxime-se da mesa e toque no centro dela. Você verá um Livro de Ligação surgir do seu interior. Pegue o livro e toque na imagem central, você voltará para a Biblioteca de MYST. Aproxime-se do Livro Azul e insira a Página Azul que está em sua mãozinha no livro. Agora você poderá ouvir mais uma mensagem de Achenar. Note que a imagem está bem melhor, contudo Achenar continua um tanto descontrolado.

Você voltou… Bom. Traga-me mais páginas azuis, eu preciso de mais páginas. Não ouça as belas palavras de meu irmão. Ele me aprisionou aqui… Não leve as páginas vermelhas para Sirrus, a sua cobiça e ganância não tem fim… Você deve me obedecer…Traga-me mais páginas azuis e não toque nas páginas vermelhas…

Quarto de Sirrus. Após ouvir a mensagem de Achenar saia da Biblioteca e rume para a esquerda em direção a Doca de Madeira. Entre no navio e abra a porta que dá acesso ao Livro de Ligação, clique sobre o mesmo e toque na imagem para ser transportado novamente para a Era Stoneship. Ao chegar você notará que tudo parece estar como no princípio do jogo. Há água na escadaria que leva ao interior da rocha e não há mais luz dentro da câmara do Livro de Ligação do navio. Então você deverá acionar os mecanismos certos para obter luz para poder vasculhar o quarto de Sirrus. Mas como você já conhece os procedimentos, não será tão difícil assim.

Dobre a esquerda e siga até a gávea com o guarda-chuva. Ao chegar na frente do painel clique o botão do CENTRO, isso irá esgotar a água da entrada dos aposentos de Sirrus e Achenar. Depois volte para a popa e siga em linha reta para o farol. Entre no mesmo e suba a escada de madeira, siga em direção ao motor e acione a manivela para prover força para as baterias. Gire a manivela cerca de um minuto no tempo real. Depois desça a escada e siga em direção a popa, dobre a direita e vá para a proa, depois dobre a esquerda e tome o caminho de madeira que leva ao topo da montanha, aproxime-se do Telescópio e aponte ele para 135º. Ele mostrará o topo do farol com uma luz piscando. Após focalizar a imagem, deixe o local do Telescópio e desça até a proa, dobre a direita e siga para a popa. Entre na abertura da rocha e desça as escadas até encontrar uma porta de concreto com um botão no centro. Clique neste botão para entrar no quarto de Sirrus.

Ao entrar você ficará espantado. O luxo é extremo, o acabamento dos móveis é excelente e tudo lembra o interior de um castelo do século XVIII. Muita madeira, tapetes, e pinturas campestres cobrindo as paredes. Móveis requintados e uma iluminação impecável. Sirrus pode ser louco e arrogante, mas tem um extremo bom gosto. Veja em primeiro plano uma bela cama, tanto a esquerda como a direita dela, você verá globos cinzas. Aproxime-se de um deles e toque no globo, ele começará a mover mostrando paisagens de um planeta. Talvez a Terra, talvez a própria Era Stoneship.

Em seguida dobre a esquerda e veja uma escrivaninha muito bonita com detalhes em marchetaria. Em cima dela há um estranho mecanismo composto de um pedestal quadrado e uma esfera, ao tocar neste mecanismo a esfera irá dançar entre o pequeno pedestal. Em seguida abra a gaveta, você verá uma coleção de remédios ou drogas e uma seringa. Sirrus deve ser hipocondríaco ou toxicomaníaco. Agora volte-se para às suas costas, você verá um belo armário decorado, aproxime-se dele e abra as gavetas. Você verá louça em porcelana e cristais, tecidos variados e tapetes, mapas e na última gaveta a Página Vermelha. Pegue-a. Depois de vasculhar o cenário saia do quarto de Sirrus e suba as escadas de concreto.

Voltando a MYST com a Página Vermelha. Ao chegar na primeira intersecção, você verá a ranhura quadrada na parte de baixo do umbral em forma de arco. Desta vez ele estará a direita. Toque no quadrado e ele revelará a entrada secreta. Novamente passe pelo corredor até chegar na câmara de observação. Aproxime-se da Bússola. Agora à partir do norte e excluindo este botão, clique no DÉCIMO SEGUNDO botão no sentido horário, ou seja, na ponta do triângulo vermelho abaixo na direita. Em seguida aparecerá um farol em baixo da água. Agora saia desta câmara em direção a popa, tomando o caminho pelo qual você chegou aqui. Você voltará para o corredor de concreto que levou você ao quarto de Sirrus. Suba até a superfície e você deverá sair na popa. Dobre a direita e siga até a gávea com o guarda-chuva, aproxime-se do painel e clique no botão da ESQUERDA. Isso irá esgotar a água que está na câmara do navio.

Quando você chegar a popa, notará que a entrada do navio está vazia agora, desça pela escada de madeira. Veja a porta semelhante a que você viu no quarto de Sirrus. Clique no botão central e ela irá abrir. Agora você verá um recinto que mostra o fundo do mar iluminado. Desça a escadaria de madeira até encontrar a mesa, aproxime-se da mesa e toque no centro dela. Você verá o Livro de Ligação surgir do seu interior. Pegue o livro e toque na imagem central, você voltará para o Prédio da Biblioteca em MYST. Aproxime-se do Livro Vermelho e insira a Página Vermelha, que está em sua mãozinha no livro. Agora você poderá ouvir mais uma mensagem de Sirrus. Como sempre ele parece ser muito mais controlado do que o irmão, contudo agora ele está um pouquinho impaciente.

Você retornou… Eu desejo ser libertado desta prisão escondida em MYST. Eu não sei quem você é, mas eu sou Sirrus. Eu preciso de mais duas páginas vermelhas… Não ouça meu irmão, ele tem a mente e os sentidos distorcidos, ele me enoja… Não solte Achenar, sua sede por destruição não tem fim. Traga-me páginas vermelhas e por favor me solte… Você será recompensado.

Sirrus parece muito mais equilibrado do que seu irmão, ou então é um melhor mentiroso. É difícil dizer em que se pode confiar neste mundo duvidoso. De qualquer forma Sirrus avisa que há mais duas páginas que devem ser trazidas. Ou seja uma Página Azul e ou Vermelha nas duas Eras restantes. Só não sabemos o que vai acontecer quando introduzirmos as cinco páginas nos livros… Espero que eles não saiam dos mesmos.

Manual MYST I. Introdução ao jogo.
Manual MYST I – Personagens. Explicação da interface e traduções.
Manual MYST I – Ilha MYST. Chegando na Ilha, coletando pistas.
Manual MYST I – Era Channelwood. A Era das trilhas de madeira.
Manual MYST I – Era Stoneship. A Era do navio de pedra.
Manual MYST I – Era Selenitic. A Era dos sons…
Manual MYST I – Era Mechanical. A Era das engrenagens…
Manual MYST I – Ilha K’veer. Encontrando Atrus em K’veer.

Texto e comentários por: Adriana B. Portes.
Siga para a Era Channelwood ou siga para Era Selenitic