Manual MYST II Riven – A Fenda Estelar

Texto e comentários por: Adriana B. Portes.
Reencontrando Atrus.
Os finais alternativos.

Bem. Você conseguiu! Estamos na parte final de MYST II – Riven. Você prendeu Gehn no Livro Prisão e libertou Catherine da Ilha Prisão. Agora você precisa enviar o sinal de aviso para Atrus vir até Riven com um Livro de Ligação.

Você voltou para a esfera giratória localizada próximo ao Grande Domo Dourado. Saia da esfera apertando o botão da direita que está no chão. Siga pelo caminho de metal. Você notará que o elevador não está mais em sua posição habitual. Então aperte o botão da sua esquerda e o elevador de metal irá chegar. Suba no elevador e agora aperte novamente o botão. Você chegará no patamar superior. Siga pela passadiça de metal, passe pelas válvulas de vapor e entre novamente no Grande Domo Dourado. Veja que as ligações com a segunda entrada, que dava acesso a 4. Entrada da Porta Lacrada e com a terceira entrada, que dava acesso a Ilha Cratera, foram desconectadas. Mas não há problema, para entrar no Templo de Gehn você deverá apenas abaixar a manivela que fica a sua direita na primeira entrada. Pronto. Agora a ponte de metal irá descer e você poderá ir até o Templo de Gehn.

Chegando ao Templo de Gehn você pode seguir para o telescópio da Fenda Estelar. Mas antes tenha certeza de ter enviado vapor para o mecanismo do telescópio. Você deve ter feito isso quando chegou na Ilha Templo, na primeira vez. Se não fez ainda, use o esquema que disponibilizei na página da Ilha Templo. Após posicionar a manivela da válvula para a direita para enviar vapor para o telescópio, você deve sair do Templo de Gehn e ir até o local da sua chegada em Riven.

Agora sim, você poderá mandar o sinal para Atrus. Pegue o código de números D’ni, que você obteve lendo o Diário de Catherine. Se você ainda não leu o diário, apenas posicione seu mouse abaixo da sua tela e você verá um livro pequeno horizontal. Dentro dele você encontrará o código que precisa. Para traduzir os símbolos visite o Relto da página. Nesta etapa alguns jogadores sentem dificuldade, já que o código não está numerado em cima da escotilha a ser aberta.

Você verá cinco quadradinhos. Numere mentalmente os quadradinhos de UM a CINCO da ESQUERDA para a DIREITA. Você deverá apertar os quadradinhos na seqüência em que os números do diário estão. Por exemplo: 5 – 5 – 2 – 4 – 2.

Ordem de acionamento dos Botões
Aperte 2 vezes a 5º tecla
Aperte 1 vez a 2º tecla
Aperte 1 vez a 4º tecla
Aperte 1 vez a 2º tecla

Após este procedimento abra a escotilha, assim o sinal será enviado. Você verá um vidro escuro, para ver a Fenda Estelar você pode usar a pequena lente em cima do cone no corpo do telescópio. Agora que você já abriu a escotilha temos de quebrar o vidro.

Fique de frente para o telescópio. A sua esquerda próximo ao chão, você verá uma trava de ferro. Levante a trava para poder dar livre movimentação para o telescópio. Agora a sua direita, no final do corrimão de metal, você verá uma manivela, abaixe a mesma. Neste ponto aconselho você a salvar o jogo. Em seguida aperte o botão no final do corrimão para baixar o telescópio. Você precisará apertar este botão quatro vezes, até que o telescópio perfure a escotilha de vidro. Após perfurar a escotilha os acontecimentos ficarão fora do seu controle e uma sucessão de cenas irão ocorrer.

O telescópio irá cair dentro da Fenda Estelar e irá surgir duzentos e cinqüenta anos depois em um deserto do Novo México. Uru Ages Beyond MYST. Você verá a grande adaga caindo também na fenda, pois o chão que cobria todo este lugar era de ferro para proteger Riven do caos. Esta adaga estará no interior da cratera do vulcão inativo do Novo México em MYST V End of Ages. Afinal trinta anos atrás Atrus e Catherine haviam caído nesta mesma Fenda Estelar.

Após alguns tremores e o céu ficar completamente escuro. Atrus chegará na pequena cela dourada. Riven está com este aspecto climático agora, pois Atrus teve que parar de escrever o livro que mantinha esta Era segura para poder vir até aqui e buscar você e Catherine.

Atrus se aproximará de você e perguntará por Catherine. Mas logo sua aflição será aplacada. Catherine aparecerá e ambos se abraçarão.

O casal irá falar com você. Ambos agradecerão a grande ajuda que você deu. Catherine dirá que os nativos já estão seguros e Atrus dirá que agora eles devem ir embora de Riven. Ele oferecerá o Livro de Ligação para Catherine e ela se desintegrará no ar. Em seguida ele dirá que você sabe onde encontrá-lo e que você deve pular na Fenda, pois só assim você voltará para o seu lugar de origem. Atrus usará o livro e sumirá, em seguida o livro cairá na Fenda Estelar.

Você sentirá um grande tremor e cairá na Fenda Estelar também. Então você poderá ouvir as últimas palavras de Atrus, dizendo que os nativos foram salvos, que Gehn está finalmente preso para sempre, e que o final da história não foi escrito ainda. Riven desaparece e Atrus o aguardará para a próxima aventura…

Finais Alternativos para MYST II Riven.

MYST II – Riven possui alguns finais alternativos que dependem de suas ações durante o jogo. Principalmente após sua visita na Era Moiety e já tendo a posse do Livro Prisão e do Diário de Catherine.

Entrando no Livro Prisão dentro da Era Moiety. Ao receber o Livro Prisão e o Diário de Catherine na Era Moiety a nativa chamada Nelah irá embora da pequena cela onde você se encontra. Neste momento você ainda não prendeu Gehn e nem salvou Catherine. Se você clicar na imagem do Livro Prisão, você ficará detido dentro dele e terá um final inútil. Quando você clicar na imagem do livro, irá ficar preso em uma escuridão perpetua. Momentos depois aparecerá um rebelde que também irá querer tocar no livro, contudo o outro nativo, mais velho, irá proibir que ele toque no livro e você ficará para sempre preso dentro do Livro Prisão. Então o jogo acabará para você.

Entrando no Livro Prisão em qualquer parte de Riven. Você voltou para Riven e está andando pelas ilhas ou está no túnel que leva a Sala Secreta dos totens. Então você toca na imagem do Livro Prisão. Tudo ficará escuro novamente. O livro será encontrado por algum nativo e levado até Gehn. Agora quem abrirá o livro será um dos rivenenses da Guarda de Gehn. Inclusive este guarda é muito parecido com o Cho. Você estará no Escritório de Gehn na Era 233ª e poderá ouvir nitidamente Gehn ordenando que o soldado toque no livro. O pobre rivenense está morrendo de medo, mas para obedecer ele toca no livro libertando você. Então em segundos você estará entre as grades.

Gehn irá mostrar o livro para você e dirá que não sabe quem você é, contudo ele ficou feliz em saber que você foi idiota o bastante para cair na própria armadilha. Ele sorrirá e logo em seguida o matará com um tiro de sua espingarda. Enquanto você está morrendo, Gehn fará um pequeno discurso, dizendo que mudou realmente. Entre outras coisas ele diz: pois demorei muito tempo para matar você. O jogo acaba.

Libertando Gehn na Era Moiety. Você conseguiu aprisionar Gehn no Livro Prisão e decide voltar para a Era Moiety. Chegando em frente ao lago, você entrará na pequena caverna onde há o ídolo que lembra Gehn. Contudo agora não haverá rebeldes neste local. Você tocará o Livro Prisão e irá libertar Gehn dentro da Era Secreta. Ele ficará muito feliz. Dirá que não sabe quem você é, mas que você entrará para a história como participante da purificação da Era Tay. Ele agora diz que poderá resolver suas diferenças com os moiety. Resumindo matará todo mundo. Ele ainda dirá que você será lembrado como um grande colaborador para o extermínio deles, o que não deixa de ser verdade.

Libertando Gehn na Era 233º. Esta é uma variação da anterior. Você conseguiu aprisionar Gehn no Livro Prisão, mas decide libertá-lo. Estando fora da cela você tocará o Livro Prisão e irá libertar Gehn dentro da Era de Gehn ou mesmo na Ilha Prisão. Ele ficará muito feliz. Dirá que não sabe quem você é ou por quê o libertou. Contudo ele diz que não o libertará, pois você pode mudar de idéia e tentar prendê-lo novamente. Ele fala novamente que você entrará para a história como participante da purificação da Era Tay. Ele ainda dirá que você será lembrado como um grande colaborador para o reavivamento da sociedade Tay e D’ni. Então ele fecha o Livro Prisão e o jogo acaba para você.

Recusando-se a entrar no Livro Prisão. Quando você estiver na Era de Gehn ele oferecerá o Livro Prisão para você, argumentando para você ir na frente para mostrar sua boa fé e que ele irá em seguida. Contudo você se recusa a tocar o livro na primeira vez. Ele então suspirará e dirá que dará um tempo para você pensar. Ao chamá-lo de volta pelo interruptor, ele já estará um pouco irritado. Ele oferecerá o livro novamente, contudo você novamente recusa-se a tocar no livro. Ele dirá que é melhor você ir embora para sempre e se decidir voltar será apenas para tocar no livro. Então você visita algum lugar na ilha e volta para a Era de Gehn o chamando novamente. Agora ele chegará visivelmente contrariado. Ele oferecerá o livro novamente, contudo você se recusa a tocá-lo. Sem problema. Ele pega uma arma e mata você pessoalmente com um tiro certeiro. Ele dirá que realmente mudou, que ele devia ter matado você na primeira vez para não perder o seu tempo.

Abrindo a Fenda Estelar sem prender Gehn e sem salvar Catherine. Você chegou na Ilha Templo e foi direto para o telescópio. Usou o código do Diário de Catherine e abriu a Fenda Estelar. Segundos depois tudo ficará escuro e o chão começará a rachar. Atrus chegará através da pequena cela dourada. Ele perguntará: onde está Catherine? Em seguida ele pegará o livro e dirá que não está entendendo, pois você não prendeu Gehn. Então Gehn aparecerá neste instante e dirá que Atrus nunca entende nada. Atrus dirá: Pai. E Gehn dirá: Eu não sou mais seu pai, pois você não é mais meu filho. Gehn dará um tiro em Atrus o matando.

Gehn irá vasculhar a bolsa de Atrus e pegará o Livro de Ligação para D’ni. Então ele se aproximará de você e dirá, que não o conhece e nem sabe por que você fez isso, mas que está muito agradecido pois agora está livre. Então ele faz um sinal para o guarda atirar em você e você morre. O jogo termina para você.

Abrindo a Fenda Estelar sem salvar Catherine, mas prendendo Gehn. Abrindo a Fenda Estelar sem salvar Catherine, será muito triste. A Fenda Estelar irá se abrir e Atrus chegará na cela dourada. Ele perguntará onde está Catherine, mas você não dirá nada. Ele tomará o Livro Prisão de suas mãos e verá Gehn preso. Ele agradecerá, mas dirá que o preço a pagar foi muito alto. Ele deve voltar para continuar a confeccionar o Livro de Riven para que os nativos possam sobreviver ao cataclisma. No final você irá para a Fenda Estelar e ouvirá as últimas palavras de Atrus. Ele dirá que nunca mais soube o paradeiro de Catherine.

Abrindo a Fenda Estelar sem ter o Livro Prisão em mãos. Vamos dizer que você tenha o código para abrir a escotilha da Fenda Estelar. Ou no começo do jogo por sorte, você acerte o código e abra a escotilha do telescópio. Mas você não tem o Livro Prisão, não visitou a Era Moiety e nem prendeu Gehn ou salvou Catherine. Desta vez Atrus não virá. Contudo isso somente poderá acontecer se você adivinhar o código antes de ler o diário de Catherine. Riven irá ficar toda escura e os terremotos irão começar, você cairá na Fenda Estelar e nada mais acontecerá.

Salvando Catherine sem prender Gehn. Isso é impossível, já que só é possível acessar o código musical depois de prender Gehn no Livro Prisão. O jogo só libera o código após a prisão de Gehn.

E assim termina a sua aventura em Riven. No próximo jogo você conhecerá o novo lar de Atrus e Catherine e verá Yeesha pela primeira vez… Mas apesar de Gehn estar preso outros inimigos ainda cruzarão a vida desta família.

Manual MYST II Riven. Introdução ao jogo.
Manual MYST II Riven – Os Personagens. Explicação da interface e traduções.
Manual MYST II Riven – A Ilha K’veer. Falando com Atrus.
Manual MYST II Riven – A Ilha Templo. Início e fim da aventura.
Manual MYST II Riven – A Ilha Selva. Paisagens lindas e a morada dos nativos.
Manual MYST II Riven – A Ilha Cratera. Encontrando o laboratório Gehn.
Manual MYST II Riven – A Ilha Platô. O lugar que controla Riven.
Manual MYST II Riven – Era Moiety ou Tay. A Era escondida dos rebeldes.
Manual MYST II Riven – Era de Gehn ou 233º. Falando com Gehn.
Manual MYST II Riven – A Ilha Prisão. Falando com Catherine.
Manual MYST II Riven – A Fenda Estelar. Voltando para casa…

Texto e comentários por: Adriana B. Portes.
Manual Completo em PDF de MYST II Riven Versão 1.3.
Siga para Ilha Prisão ou para o início do manual do MYST II Riven