Manual MYST II Riven – A Ilha Templo

Texto e comentários por: Adriana B. Portes.
Conhecendo a Ilha Templo.
Sinais de Gehn.

Bem, depois de ler todos os detalhes sobre o jogo e já conhecer os personagens você vai entrar no misterioso mundo de Riven.

Após ouvir a Mensagem de Atrus, pegar o seu pequeno diário, o qual eu recomendo que seja lido antes de começar de fato o jogo, e receber o Livro Prisão. Você verá as imagens intrincadas do Livro de Ligação para Riven o qual Atrus oferecerá a você. As imagens serão desconexas e ao fundo aparecerão borrões da paisagem da Ilha Templo. Após as imagens você chegará a uma pequena cela e ouvirá o som de grades o isolando da parte exterior.

Depois de alguns segundos um soldado da Guarda de Gehn aparecerá. É muito engraçado como ele leva um susto ao ver você preso na cela. O chamaremos de Cho, já que esta é a primeira palavra que ele diz. Ele tenta comunicar-se com você em D’ni. Mas há muito ele esqueceu o que realmente deveria dizer. Você nota que ele vai se aproximando e apontando para o seu Livro Prisão. Infelizmente você não tem nenhum poder de decisão agora e Cho acaba tomando a força o Livro Prisão de suas mãos. Ele não sabe o que o livro significa e quase chega a tocar a imagem do mesmo. Contudo você permanece calmo para ver a reação de Cho. Inesperadamente ele parece levar um golpe e cai no chão atordoado. Na verdade ele acabou de ser atingido por um dardo envenenado.

Seu corpo é puxado por algo que você não consegue definir ainda. Então na sua frente aparece um rebelde rivenense. Ele pega o Livro Prisão com cuidado e guarda, depois ele finca uma pequena adaga em uma alavanca em frente de sua cela. Isso o liberta, mas não a tempo de pegar o rebelde e nem de reaver o Livro Prisão. Mas não se sinta um inútil. Você ainda terá o Livro Prisão em suas mãos.

Após esta introdução ao jogo na sua tela surgirão os comandos do mouse em forma de mãozinhas. Cada formato de mão indica para onde você pode ir ou o que pode tocar ou mover. Este jogo está bem mais detalhado do que o MYST I e a interação com o cenário melhorou muito. Este mesmo sistema será adotado nos futuros jogos como o Exile ou o Revelation. Você pode salvar o jogo a qualquer momento, basta pressionar a barra de espaço para um menu aparecer na parte superior da tela, ou levar o ponteiro do mouse até a parte superior da tela. Aconselho que depois de cada etapa o jogo seja salvo para evitar que você tenha que repetir todas as ações já desencadeadas.

Ao sair da pequena cela clique uma vez para frente e depois aparecerá uma mãozinha dando opões para a direita e esquerda, assim será durante todo o jogo com mãozinhas apontando para cima ou para baixo para direita ou para esquerda. Vire para sua direita, você verá a haste que controla a abertura da pequena cela presa por uma pequena adaga Moiety. Vire novamente para a direita e veja ao fundo vários cabos de aço que parecem circundar a ilha toda. Ao aproximar-se do final do caminho você poderá ver a certa distância a Ilha Selva. Agora olhe para baixo e você descobrirá o triste fim de Cho, que foi jogado ao longo do penhasco e agora descansa em uma espécie de parapeito.

Ao olhar para a esquerda você verá uma escadaria. Mas ainda não suba por ela. Volte para a pequena cela e vire a esquerda, veja o estranho mecanismo de metal. Ele lembra um cone ou alguma máquina agrícola, mas na verdade é um telescópio, aqui será o local onde o jogo se decidirá. Olhe de frente para o mecanismo. A sua direita há uma manivela e a sua esquerda perto do chão há uma trava que parece liberar todo o mecanismo. No centro do piso há uma espécie de escotilha com cinco botões. Não toque ainda em nada, pois estes botões liberarão um código, o qual você encontrará no decorrer do jogo. Há uma espécie de lente no centro do cone, mas ao tentar olhar por esta lente, você não verá nada ainda. Bem, agora podemos vasculhar o resto deste interessante lugar.

Acessando o Templo de Gehn. Vire em direção a pequena cela, veja a primeira grande adaga que simboliza o poder de Gehn em Riven, existem muitas espalhadas pelas cinco ilhas. Mas agora devemos explorar o restante da Ilha Templo. Vá em direção a escadaria que vimos anteriormente. Suba até o final. Você chegará em uma ponte de madeira que o levará a outra pequena ilha anexa. Mas antes vamos explorar o Templo de Gehn. Vire para a esquerda, você verá uma pequena caverna com um alpendre e alguns pilares dourados no interior desta pequena sala. Note antes de entrar que a sua direita há um botão de madeira. Não toque nele ainda. Entre na sala dourada. A trilha sonora é muito aconchegante e lembra toda a atmosfera D’ni. Olhe para o teto, ele é um céu coalhado de estrelas que é sustentado por cinco pilares feitos de troncos de árvores. Cada pilar tem um besouro incrustado. Ao puxar um pequeno fio no centro dos besouros, as asas dos mesmos se abrirão e você poderá ver os quadros que representam os grandes feitos de Gehn, os quais citei na introdução ao Manual de MYST II Riven. A sala é cheia de simbolismo.

Das árvores se retira o papel para fazer os Livros de Ligação.
O besouro secreta a tinta especial para escrever as fórmulas.
No teto há o bico de uma pena o instrumento do criador de Livros.
O céu coalhado de estrelas é a Fenda Estelar.
A sala tem cinco lados, como as cinco pontas da estrela, 5 é sagrado para os D’ni.

Fora isso a sala guarda algumas passagens para outras áreas. Em um dos lados da sala você verá uma porta com uma grade que leva a uma cúpula dourada. Nas outras paredes você poderá ver várias inscrições em idioma D’ni. No futuro visite o F.A.Q. de MYST II para ler a tradução integral das mensagens do jogo.

Acessando as entradas secretas. Agora podemos iniciar o primeiro quebra-cabeça que é relativamente simples. Como abrir a porta com a grade? Será que existem outras portas? Para que serve o botão de madeira na entrada do Templo de Gehn?

Bem ao visitarmos o Templo de Gehn já observamos alguns pontos elucidativos, a sala tem cinco lados como a estrela de cinco pontas. Ela parece ter várias saídas e entradas e deve se mover de alguma forma. O botão de madeira que fica a direita na porta da entrada servirá para acionar o dispositivo que movimenta a sala em sentido horário. Para tanto devemos entender o pequeno esquema abaixo para usarmos posteriormente quando começarmos a explorar as ilhas. Mesmo quando concluirmos nossa investigação na Ilha Templo, teremos que voltar aqui algumas vezes, pois e nesta ilha que a maior parte do jogo é solucionada.

Saia do Templo de Gehn e fique de frente para a 1. Entrada Principal, aperte o botão de madeira a sua direita próximo a porta de entrada 4 vezes. Você notará que a sala roda na direção horária mostrando uma parede de pedra. Após a quarta vez você deve virar para a sua direita e descer uma nova escadaria externa, você vai chegar até uma entrada que está fechada com uma simples porta de tábuas. Clique com seu mouse em baixo da porta e entre na caverna inferior. Suba a escada de madeira e entre novamente no Templo de Gehn. Esta é a 5. Entrada da Caverna Inferior. Veja no fundo da sala uma nova caverna esta é a 2. Entrada da Válvula de Vapor, entre nesta caverna e no final dela veja um dispositivo que controla a saída e a entrada de vapor em algum tipo de mecanismo. Ao olhar a placa com maiores detalhes você verá o desenho do telescópio. Esta válvula manda vapor para o funcionamento do telescópio. Você pode deixar o mecanismo como está ou no final do jogo virar a válvula para a direita fazendo com que o vapor seja enviado para o telescópio o acionando.

Pronto agora volte pelo mesmo caminho. Antes da saída você verá uma alavanca a sua esquerda, bem próximo a lateral da porta e outro botão de madeira a sua direita. Aperte o botão de madeira 2 vezes e a sala irá girar novamente. Após este procedimento abaixe a alavanca a sua esquerda, fazendo isso você abrirá a porta de grade da 4. Entrada da Porta Lacrada. Cruze a pequena sala e entre nesta outra caverna. Dentro dela, haverá outra porta de metal, contudo ela estará trancada. Não se preocupe, no decorrer do jogo abriremos esta porta. O importante é destravar a porta de grade interna, o que você já fez a partir da caverna do dispositivo da válvula de vapor. Antes de sair novamente você verá uma alavanca a sua esquerda e um botão de madeira a direita. Abaixe a alavanca da esquerda e você abrirá a porta de grade de ferro da 3. Entrada do Grande Domo, aquela onde você pôde ver o domo dourado. Agora aperte o botão de madeira da direita 2 vezes a sala novamente vai girar. Depois da segunda vez, você estará novamente vendo a porta externa, mas ainda não terá acesso a 3. Entrada do Grande Domo. Saia para a porta externa ou 1. Entrada Principal. Agora aperte o botão de madeira 2 vezes. Você já terá acesso livre a 3. Entrada do Grande Domo e poderá seguir até o domo dourado.

Acessando as Entradas Secretas do Templo de Gehn
1º = 1.Entrada Principal = Girar sala 4 vezes.
2º = 5.Entrada da Caverna Inferior = Acesso a Entrada da Válvula de Vapor.
3º = 2.Entrada Válvula de Vapor = Girar sala 2 vezes e acionar manivela.
4º = 4.Entrada da Porta Lacrada = Girar sala 2 vezes e acionar manivela.
5º = 1.Voltar para Entrada Principal = Girar sala 2 vezes.
6º = 3.Entrada do Grande Domo = Acesso liberado.

Acessando o Grande Domo. Passe pelo interior da Sala Dourada em direção ao Grande Domo e siga pela pequena ponte de madeira e metal e entre dentro do Grande Domo dourado. Ele é uma câmara destinada a geração e distribuição de força geotérmica. Vapor retirado das águas aquecidas do subterrâneo das ilhas. Este vapor é distribuído por todo o complexo de ilhas. Ao entrar você verá a sala de controle no centro, mas ela nunca será acessada de fato.

A sua frente grudado no corrimão, há um pequeno mapa com quadrados que significam cada ilha de Riven. Ao seu redor você verá várias escadas e passadiças de metal que levam a duas saídas distintas, uma inferior e outra na mesma altura do local onde você entrou, note que há manivelas e roldanas para movê-las, contudo ainda não temos acesso a elas. A princípio vamos nos deter nos acessos que temos possibilidade de chegar.

Siga a esquerda e desça a escada de metal. Vá até o final da passadiça. Você chegará em uma parte externa. Continue seguindo pela direita e vá até uma sacada de metal onde há outra válvula de vapor. Vire a manivela até o vapor parar de sair pela fina chaminé a sua frente. Note que há uma pequena placa avisando para onde o vapor irá, uma ponte de metal que fica em um nível superior, basta olhar para cima e ver a ponte desconectada. Isto será necessário, pois no futuro precisaremos movimentar a ponte e usar um elevador e eles precisarão de força.

Uma curiosidade. Os programadores do jogo espalharam pelas ilhas rostos de seus entes queridos ou nomes incrustados nas paredes de rocha. Se você virar para a esquerda e depois para trás com um clique no mouse e olhar para frente e depois clicar uma vez para a direita poderá ver abaixo do caminho e da cerca de metal a direita, abaixo de um desenho que lembra um macaquinho andando no chão, um rosto de uma criança esculpido na rocha. Para saber o ponto certo, tente clicar para cima e veja a ponte que esta desconectada. Durante sua jornada na ilha você encontrará rostos e nomes criados desta mesma forma.

Saia deste sacada de metal e volte para o caminho pegando a esquerda, siga até o final passe por uma quadrado de metal, que está no chão e entre na caverna, ande até o final e veja outra válvula de vapor, também em um sacada de metal, feche esta válvula e tenha certeza que não haja mais vapor saindo da pequena chaminé, pois ele movimentará outra ponte de metal que precisaremos no futuro.

Acessando a gaiola de comunicação.Volte todo o caminho, passe pela caverna, passe pelo quadrado de metal, passe pela primeira sacada de metal entre novamente na cúpula dourada, suba as passadiças de metal, suba a escada e siga novamente para o Templo de Gehn. Não mexa em nenhum dos botões por enquanto. Saia e atravesse a outra ponte até a ilha anexa. Antes de entrar na caverna a sua frente, vire de costa e veja a Ilha do Templo e a bela cúpula dourada. Agora aprecie a paisagem. Outra curiosidade é que se você voltar para o local da pequena cela e olhar para baixo no precipício onde estava o corpo de Cho, notará que ele não está mais lá. Alguém o removeu daquele lugar.

Após este momento de contemplação, entre na caverna a sua frente e ouça a música um tanto misteriosa. Este lugar é um tanto mórbido. Ande alguns cliques e veja a sua esquerda uma porta de metal. Entre. Você verá uma poltrona vermelha de veludo meio gasto pelo tempo e um cúpula de metal em torno dela, lembrando uma teia. Esta teia se abrirá, aproxime-se e sente na cadeira. Esta engenhoca foi criada por Gehn.

É deste local que Gehn faz suas transmissões para o Templo do Wahrk, os nativos pensam que se trata de uma imagem divina, pois raras são as vezes que eles podem ver Gehn em carne e osso. Também foi uma de tantas formas que Gehn criou para manipular os nativos mais ignorantes de Riven.

Depois de contemplar o local, saia da poltrona e veja a sua frente duas escotilhas de metal. A da esquerda possui uma alavanca, empurre a alavanca até o fim, e você verá uma porta abrindo na imagem da escotilha. Este é o Templo do Wahrk, um animal semelhante a uma baleia e adorado como um semi-deus em Riven. Na escotilha da direita você verá uma imagem azulada da parte externa do Templo do Wahrk. Assim Gehn pode monitorar quem chega através do veículo semelhante a um teleférico o qual possui uma estação nesta parte da ilha.

Acessando o Templo do Warhk. Agora você esta pronto para seguir. Saia desta câmara e siga a esquerda até o fim da caverna, você chegará até uma porta de pedra, entre. Agora você está no templo dedicado ao Wahrk. Ele é todo cercado de grossos pilares que sustentam a arquitetura exuberante inspirada nos D’ni. No centro do templo há uma câmara iluminada com uma cúpula de metal semelhante a vista anteriormente na sala das escotilhas. Gehn usa esta cúpula para aparecer vez por outra aos nativos. Sua imagem é projetada no centro desta teia de metal a partir da poltrona de veludo que você já conheceu. Nas laterais você poderá ver duas estátuas de Wahrk com oferendas. Após conhecer o cenário prossiga.

Passe pela porta que o levará até a parte externa do templo e veja a paisagem. Você encontrará um pedestal com um botão azul e uma pequena escada de concreto com uma plataforma. Pressione o botão, ele trará um veículo. Quando o veículo chegar entre no mesmo e sente. Era para isso que servia a vasta rede de cabos de aço que você viu ao chegar na Ilha Templo. A sua frente haverá uma manivela, vire ela totalmente para a direita, assim o veículo tomará posição. Para começar a viagem empurre a alavanca central para frente. Agora prepare-se para um passeio de montanha russa que o levará em poucos segundos ao próximo patamar do jogo, a Ilha Selva. Lembre-se que estamos somente no início da jornada, você terá que voltar para a Ilha Templo algumas vezes mais e será aqui que todo o jogo será definido. Portanto preste bem atenção nos cenários das diversas ilhas, pois qualquer coisa é uma pista para desvendar os inúmeros mistérios de Riven.

Manual MYST II Riven. Introdução ao jogo.
Manual MYST II Riven – Os Personagens. Explicação da interface e traduções.
Manual MYST II Riven – A Ilha K’veer. Falando com Atrus.
Manual MYST II Riven – A Ilha Templo. Início e fim da aventura.
Manual MYST II Riven – A Ilha Selva. Paisagens lindas e a morada dos nativos.
Manual MYST II Riven – A Ilha Cratera. Encontrando o laboratório Gehn.
Manual MYST II Riven – A Ilha Platô. O lugar que controla Riven.
Manual MYST II Riven – Era Moiety ou Tay. A Era escondida dos rebeldes.
Manual MYST II Riven – Era de Gehn ou 233º. Falando com Gehn.
Manual MYST II Riven – A Ilha Prisão. Falando com Catherine.
Manual MYST II Riven – A Fenda Estelar. Voltando para casa…

Texto e comentários por: Adriana B. Portes.
Siga para a Ilha K’veer ou para A Ilha Selva