Manual MYST II Riven – Personagens

Texto e comentários por: Adriana B. Portes.
Quem é quem na aventura em Riven.
Interface do jogo.

Seguindo a mesma temática de MYST I, onde os personagens apareciam dentro dos Livros de Ligação ou em mensagens gravadas passando instruções ao jogador, os personagens em Riven serão de suma importância para a resolução de vários quebra-cabeças. Eles aparecerão vez por outro durante o jogo para mostrarem pistas, dar conselhos, aprisionar você ou simplesmente emprestar um ar dramático a toda trama de Riven que possui muito mais detalhes do que o jogo anterior. Sempre que um dos personagens aparecer, preste atenção no que ele diz ou como ele age, pois isso pode revelar uma pista para as futuras etapas do jogo. Interessante também notar que ao final do jogo dependendo de sua atitude como explorador, o personagem que estiver interagindo com você mostrará um resultado. Por isso o jogo possui finais alternativos, os quais falaremos mais adiante neste manual.

Atrus: filho de Gehn e esposo de Catherine. Sua missão primordial no momento é manter a integridade do complexo de ilhas de Riven, para que você explorador possa resgatar Catherine e aprisionar Gehn no Livro Prisão. No final do jogo você entrará em contato com Atrus. Mas se algo der errado você acabará trazendo Atrus para uma armadilha e ele poderá morrer nas mãos do próprio pai. Atrus é personificado por Rand Miller um dos criadores do jogo.

Catherine: esposa de Atrus e mãe de Sirrus e Achenar. Nativa de Riven, espera encontrar uma maneira de salvar os poucos nativos que ainda restam na ilha antes da grande destruição desencadeada por Gehn. Ela ajuda uma facção rebelde que luta contra o poder de Gehn e mantêm uma Era secreta chamada Moiety ou Tay. Catherine é personificada pela atriz Sheila Goold.

Gehn: pai de Atrus. Gehn foi aprisionado em Riven há trinta anos. Durante este tempo ele vêm deteriorando esta Era com suas tentativas de escapar da ilha construindo novas Eras. Contudo suas tentativas foram em vão. A única Era que ele conseguiu construir foi a Era 233º também conhecida Era de Gehn – veja explicação no Relto, contudo ela é quase inóspita. Sua meta principal é atrair Atrus para a Ilha e aprisioná-lo ou matá-lo. Para isso fez Catherine sua refém. Gehn é personificado pelo ator John Keston.

Cho: não sabemos seu nome verdadeiro, mas como Cho e a primeira coisa que ele diz ao ver você chegar, os jogadores acabaram por chamá-lo por este nome. Ele faz parte da Guarda de Gehn. Sua missão é vigiar dia e noite a entrada da pequena cela localizada na Ilha Templo. Cho havia treinado algumas frases em D’ni para quando o explorador chegasse, mas com o passar dos anos ele acabou esquecendo o que dizer. Assim que alguém chegar na cela ele deve avisar Gehn imediatamente. Cho é personificado pelo ator Vicente Ramos.

Nativos Rebeldes: Os nativos rebeldes são em sua maioria moradores da secreta Era Moiety. Alguns andam pelo complexo de ilhas para vigiar os passos de Gehn e também ajudar o explorador em sua aventura. Eles tem uma ligação muito amigável com Catherine e não sabem se podem confiar em você explorador. Os nativos são personificados pelos atores Ernie Whitecloud, Vicente Ramos e Ryan Miller na Ilha Templo. Nelah é personificada pela atriz Christine Steel.

Estes são os principais personagens. Contudo durante a sua jornada dentro deste fascinante jogo, alerto a você explorador a prestar bem atenção em todos os detalhes em seu campo de visão. Há várias pistas nos animais, plantas e impregnadas no cenário, como esculturas e marcas fora do comum, que na verdade são personagens secundários que o ajudarão em sua busca dentro de Riven.

Detalhes sobre o menu de acesso.

Como inicio o jogo?

Siga para o diretório onde está instalado o Riven e clique no arquivo Riven.exe. Em seguida o jogo apresentará uma tela com o símbolo D’ni do número cinco, um quadrado com uma linha horizontal no meio, que também é o símbolo da Quinta Era, foi assim que Gehn nomeou este lugar. Do lado direito da tela você verá escrito, Jogo Riven, clicando neste local, você verá a abertura do jogo. Se você está jogando com os CD’s separados, neste momento o jogo irá pedir para você inserir o CD número 2. Em seguida você verá Atrus escrevendo em seu escritório provisório em K’veer. Ele conversará com você e o enviará para Riven, assim que você tocar no Livro de Ligação você irá iniciar o jogo na Ilha Templo. Note que na página inicial várias imagens irão aparecer, uma delas é a do próprio Gehn, ou assim parece ser.

Como salvo o jogo?

Manipular o menu de Riven é muito fácil. Estando no jogo, leve seu mouse até a parte superior esquerda da tela. Você verá surgir um menu em forma de lista. Vá para a opção ARQUIVO, em seguida opte por SALVAR, você pode usar também as teclas Ctrl S, ou clique em SALVAR COMO para dar um nome para seu arquivo salvo. Todos os arquivos ficarão com a extensão: rvn. Se você utilizar o programa que une todos os CD’s de Riven – Riven Wizard em um único diretório, os jogos salvos irão ficar na pasta geral do jogo: c:riven. Se você optou por jogar com CD’s separados, os arquivos salvos poderão ficar na pasta: c:riven|save, porém isso dependerá da versão a qual você está utilizando. Nota: você somente poderá salvar o jogo, quando não houver um segmento de vídeo passando na tela, ou seja quando todas as animações cessarem.

Como restauro o jogo salvo?

Estando com o jogo ativo, ou seja, com a tela inicial mostrando o símbolo do número cinco D’ni, mova seu mouse para a parte superior esquerda da tela e clique na opção ARQUIVO, em seguida clique sobre ABRIR ou use as teclas Ctrl A. Uma caixa irá abrir diretamente na pasta onde o Riven está instalado e você poderá optar pelo arquivo que será aberto, geralmente os arquivos salvos estão com um ícone padrão do jogo. Você poderá seguir este procedimento em qualquer parte do jogo, mas antes de abrir uma etapa nova, não esqueça de salvar a etapa a qual você está jogando.

Como é a movimentação no jogo?

A movimentação do jogo é muito amigável e intuitiva. Novamente você terá a disposição os ícones em forma de mãozinha, que são marca registrada da série MYST. Pelo formato que a mãozinha tomar você saberá como interagir com os cenários. A visualização é do tipo aponta e anda quadro a quadro, então não existirá a visão linear de 360º vista em MYST III Exile, por motivos óbvios, esta tecnologia estava um tanto distante dos recursos dos computadores e da empresa na época. Mas pode acreditar isso é o de menos, Riven é tão envolvente, que você irá trafegar livremente pelo cenário sem perceber que está todavia parado. É neste momento que entram todos os efeitos de som e de vídeo do jogo, é isso que torna este jogo tão fantástico. Abaixo as formas encontradas:

Apontando com indicador: seguir em frente. Apertar botões. Acionar alavancas.
Apontando com indicador para cima: olhar para cima ou sair de determinado lugar.
Apontando com indicador para baixo: olhar para baixo ou sair de determinado lugar.
Apontando com indicador flexionado: dobrar a direita ou a esquerda em 180º.
Apontando com indicador para o lado: dobrar a direita ou a esquerda por quadro.
Mão espalmada: tocar imagens de Livros de Ligação.
Mão com o punho fechado: girar manoplas.
Ícone em forma de raio amarelo: MODO ZIP em funcionamento.

Posso melhorar a imagem do jogo ou as transições?

A imagem sim e não. As transições sim. A resolução jogável não. Deixe-me tentar explicar: a imagem real do jogo não irá alterar, contudo você poderá ver o jogo na resolução atual da sua máquina. Isso não quer dizer que a imagem do quadro do jogo irá aumentar, ela continuará no tamanho 640X480, contudo com uma resolução melhor, ou seja 1024X768, isso aumenta a qualidade da imagem, mas deixa a tela jogável tão pequena, que você acabará perdendo alguns detalhes do jogo.

No caso das transições há algumas opções.

Mova seu mouse para a parte superior esquerda da tela e siga para a opção TRANSIÇÕES, você verá quatro opções distintas. Nenhuma – quando você virar para o lado a imagem a sua frente é apenas cortada e muda rapidamente. Não recomendo esta opção. Mais rápida – você verá uma rápida e tênue movimentação na imagem de um quadro para o outro. Normal – você verá uma mudança suave entre um quadro e outro e poderá distinguir as imagens intermediárias da mudança, como os cantos e as curvas. Melhor – você verá uma mudança muito suave de quadro, dando a impressão de uma movimentação em 360º, quando na verdade é uma movimentação quadro a quadro. Eu recomendo esta opção.

Para os efeitos.

Siga com o seu mouse para a aba OPÇÕES, em seguida você verá uma lista com cinco itens:

Água ativa – deixando esta opção ticada, você verá aquele leve murmurinho em cima da água, dando a impressão que o mar, o lago na Ilha Selva e a enseada estão realmente vivos e se movendo.

Resolução 640X480 – recomendo deixar esta opção ticada, pois mesmo que a imagem não fique com uma resolução alta, você poderá ver muitos detalhes no cenário, que são quase impossíveis de ver em uma resolução maior, a qual limita o quadro de visão do jogo.

Modo zip ele deixa as transições muito mais rápidas, ao utilizar o MODO ZIP seu cursor irá mudar para um pequeno RAIO quando você estiver em algumas áreas que permitem usar este comando. Ao tocar em um objeto ou local, você será transportado rapidamente para este determinado local, sem parar nos quadros intermediários. Este método apenas funciona para os locais os quais você já visitou. Não recomendo o uso deste item. Ele faz você perder muitos detalhes do cenário.

SONS AMBIENTE – imprescindível para jogar Riven. O som do ambiente aumenta muito a qualidade do jogo. E finalmente CONFIGURAÇÕES nesta opção você irá testar o brilho e o som do jogo. Acho recomendável ver esta opção para ter certeza de estar jogando com cem por cento de qualidade.

Manual MYST II Riven. Introdução ao jogo.
Manual MYST II Riven – Os Personagens. Explicação da interface e traduções.
Manual MYST II Riven – A Ilha K’veer. Falando com Atrus.
Manual MYST II Riven – A Ilha Templo. Início e fim da aventura.
Manual MYST II Riven – A Ilha Selva. Paisagens lindas e a morada dos nativos.
Manual MYST II Riven – A Ilha Cratera. Encontrando o laboratório Gehn.
Manual MYST II Riven – A Ilha Platô. O lugar que controla Riven.
Manual MYST II Riven – Era Moiety ou Tay. A Era escondida dos rebeldes.
Manual MYST II Riven – Era de Gehn ou 233º. Falando com Gehn.
Manual MYST II Riven – A Ilha Prisão. Falando com Catherine.
Manual MYST II Riven – A Fenda Estelar. Voltando para casa…

Texto e comentários por: Adriana B. Portes.
Siga para a introdução de MYST II Riven ou para A Ilha K’veer