Manual MYST III Exile – Personagens

Texto e comentários por: Adriana B. Portes.
Conhecendo os personagens.
Interface do jogo e instruções.

Para quem nunca explorou nenhum jogo da Série MYST, Exile, talvez seja um dos jogos mais interessante para o iniciante abordar, pois sua temática principal não se aprofunda na História D’ni e sim na história de um único homem e seu sofrimento. Não há muitos personagens com os quais teremos que interagir e como o jogo é centrado na vingança doentia de Saavedro, o explorador tende a dar mais importância aos misteriosos quebra-cabeças, do que a história por trás do jogo. Contudo é importante sabermos o contexto que envolve os personagens para podermos entender melhor a loucura de Saavedro e a necessidade de Atrus mandar você na caça deste homem perturbado pelo passado. Além de você caro colega explorador, que será o personagem principal, teremos a presença de mais três personagens que farão interação com você.

Atrus: esposo de Catherine e um grande entusiasta em manter viva as tradições e o povo D’ni. Para tanto ele criou a Era Releeshahn, onde ele acredita que a Civilização D’ni terá um novo começo. Atrus escreve e mantém Livros de Eras em sua biblioteca, mas sua especialidade são os Livros de Ligação, que remetem o explorador a várias Eras extraordinárias. Ele está preparando-se para viajar para Releeshahn, quando o livro é roubado. Ele não poderá seguir o usurpador, pois sua biblioteca está em chamas. Então ele pede sua ajuda para recuperar o tão precioso livro. Atrus é personificado por Rand Miller um dos criadores do jogo.

Catherine: esposa de Atrus e mãe de Achenar, Sirrus e Yeesha. Catherine apesar de não ser uma legítima D’ni e ser de Riven, ajuda e contribui para o trabalho hercúleo de Atrus em manter as tradições D’ni intactas. Catherine é mãe de novo e segura em seus braços a pequena Yeesha. Ela está feliz, pois pretende recomeçar nesta nova Era após ter passado boa parte de sua vida na Ilha de MYST. Ela tenta esquecer os acontecimentos com os dois filhos, contudo ela ainda sente por eles e não sabe ao certo se deve perdoá-los ou não. Em Riven quem representou Catherine foi a atriz Sheila Goold, já em Exile é a atriz Maria Galante, por isso você notará uma diferença de um jogo para o outro.

Saavedro: O personagem central e muito interessante, afinal ele rouba o Livro Releeshahn e você será o responsável por detê-lo. Saavedro é um homem perturbado e assombrado por seu passado. Ele foi enganado, traído e humilhado por Sirrus e Achenar. Ao sair de Narayan em busca de ajuda, ele acabou sendo a testemunha do isolamento de sua terra natal e de sua família. Ele nunca se perdoou por não estar junto delas no final e nunca perdoou os filhos de Atrus. Narayan estava inacessível para a volta de Saavedro e por vinte anos ele passou no exílio arquitetando sua vingança contra Atrus. O ator Brad Dourif que interpretou Saavedro também trabalhou em algumas séries de Ficção Científica e filmes de Suspense e Terror ele também interpretou Grima Wormtongue em Senhor dos Anéis.

Bem estes são os personagens com os quais você terá contato, não podemos esquecer que indiretamente temos a influência de Sirrus e Achenar, os filhos de Atrus causadores de toda a maldição de Saavedro. E lembre-se, nada em MYST é por acaso, toda ação desencadeia uma reação. Esta é uma lei básica da natureza… E Atrus sentirá isto em breve.

Interface do jogo e instruções.

MYST III Exile é muito intuitivo e apesar de originalmente ser em inglês, mesmo que você não consiga instalar a Legenda em Português, a qual foi disponibilizada aqui no setor de Downloads, poderá entender o andamento de todo o jogo facilmente, recomendo também que você instale a atualização Patch 1.22, a qual corrige alguns erros de som e possibilita ver no menu principal as opções de idioma. Para copiar você precisará seguir para a página externa da Ubisoft.

O sistema de movimentação em 360º amplia e muito a visão dos cenários e o movimentação e engine no formato anda e pega é bem simples. Você será guiado sempre pelas mãozinhas, marca registrada do jogo, e quando for se aproximar de algo que pode ser tocado ou movido a mãozinha mudará de posição, como já ocorria em MYST I e MYST II Riven.

A primeira tela que você verá após instalar o jogo é a imagem de um menu ilustrado com um Livro vermelho. No Livro haverá algumas opções para gerir o jogo. Este mesmo esquema será visto em MYST IV Revelation. Basta clicar em NOVO para iniciar um novo jogo então a abertura irá surgir na tela. Para pular um dos vídeos de interação com os personagens basta clicar na barra de ESPAÇO e a cena irá cessar. Para voltar para o menu basta clicar na tecla ESC então você poderá salvar a etapa jogada ou carregar algum dos arquivos já salvos. As opções são:

Novo jogoNew Game.
Carregar JogoLoad Game.
Salvar o JogoSave Game.
Volte ao JogoResume Game.
OpçõesOptions.
CréditosCredits.
Sair ou FecharQuit.

Para começar a jogar você deve esperar a abertura que mostra Atrus escrevendo uma carta o convidando a seguir para Grande Caverna e a criação de uma nova Era. Diz que deseja lhe mostrar algo. Você é compelido a seguir para lá e quando a abertura termina você se vê na entrada da Biblioteca da família conversando com Catherine. Traduzi alguns trechos do Diário de Saavedro no manual para ajudar o entendimento e motivações do personagem.

Para ler os diários que estão no jogo e aparecerão na parte debaixo da tela, basta clicar no lado direito do mouse e levá-lo para a parte inferior da tela, escolha qual dos relatos você deseja ler e clique sobre o diário escolhido com o lado esquerdo do mouse, ele irá aparecer no centro da tela, para fechá-lo basta clicar em ESC ou clicar novamente com o lado direito do mouse. O jogo trás a opção de leitura em espanhol, se você tiver dificuldade com inglês pode optar por esta opção no menu principal. O Diário de Saavedro será mostrado para você aos poucos e as páginas soltas podem ser acessadas do mesmo modo que os diários. Siga a adiante e embarque nesta aventura…

Manual MYST III Exile. Introdução do jogo.
Manual MYST III Exile – Os Personagens. Explicando quem é quem e a interface do jogo.
Manual MYST III Exile – Era Tomahna. A nova casa de Atrus e Catherine.
Manual MYST III Exile – Era J’nanin. A Era do aprendizado.
Manual MYST III Exile – Era Voltaic. A Era das forças magnéticas.
Manual MYST III Exile – Era Edanna. A Era das forças da natureza.
Manual MYST III Exile – Era Amateria. A Era das forças dinâmicas.
Manual MYST III Exile – Era Narayan. A Era do equilíbrio de forças.

Texto e comentários por: Adriana B. Portes.
Siga para introdução de MYST III Exile ou para Era Tomahna