Manual MYST III Exile – Era Tomahna

Texto e comentários por: Adriana B. Portes.
Chegando em Tomahna.
De tirar o fôlego, não é?

A exploração deste novo mundo começa… Você ouvirá na abertura um breve relato dos últimos acontecimentos nos quais Atrus e Catherine foram protagonistas. Ele informa que tentou reconstruir a Cidade D’ni à partir de suas ruínas, contudo não houve sucesso. Ele compara a queda da Cidade D’ni com a ruína da civilização, dilacerada pelo ódio e pelas guerras. Muitas destas guerras estimuladas pelo poder dos Livros de Ligação ou pela disputa de territórios. Atrus chega a conclusão que os D’ni precisam de um recomeço em um novo lugar e depois de muito pesquisar e de voltar a Ilha MYST, decide criar uma nova Era chamada Releeshahn.

Ele relata que Catherine lhe deu apoio todo este tempo e ela e sua amada filha Yeesha são a motivação para este novo começo. Ele também diz que entrou em contato com seu amigo na Grande Caverna. Talvez ele esteja falando de Tamon, um mestre na confecção de Livros de Ligação.

Atrus esta esperando uma entrega muito importante, os cadeados de Nara para os livros de sua Biblioteca. Ele precisa protegê-los a todo custo, pois suspeita que alguém desconhecido tenha entrado na sua biblioteca em Tomahna e tenha roubado alguns livros que ele estava reescrevendo. Alguns destes livros tinham sido semi destruídos por Sirrus e Achenar no incêndio da biblioteca da Ilha MYST. Nestes livros Atrus encontrou as idéias para fundamentar a criação de Releeshahn utilizando basicamente as que tratam das Forças da Natureza e como uma Era balanceada pode motivar o crescimento de uma civilização…

Após a narração de Atrus, você ouvirá uma linda trilha sonora. O inovador aqui é a adição de um coral, isso deu mais profundidade a saga D’ni e ao drama que vamos conhecer.

Em MYST III Exile você terá mais liberdade de ação para a movimentação do mouse note que agora você pode ver o cenário em 360º graus e também olhar para cima e para baixo. A movimentação é suave, mas se você desejar parar em determinado lugar e ler alguns dos livros e diários que estarão a disposição, basta apenas clicar com o lado direito do mouse no centro da tela e baixar o cursor na parte inferior, assim você terá acesso aos livros. Para salvar o jogo basta clicar ESC no seu teclado e aparecerá um menu em forma de livro. Recomendo que você salve o jogo em todas as etapas onde um quebra-cabeça seja resolvido. Isso evitará que você tenha que refazer alguma etapa se necessário.

A primeira imagem que você vai ver é de um deserto alaranjado. Há várias montanhas cercando o cenário e um céu infinitamente azul. Há também um pássaro voando ao longe. Este pássaro também já foi visto em Riven e será mencionado na carta de Atrus para Yeesha em Uru Ages Beyond MYST. Uma delicadeza dos programadores que sempre deixam o jogo mais bonito. A menção do Desert BirdPássaro do Deserto é recorrente na cultura D’ni.

Ás suas costas você ouvirá a voz de Catherine, será sua primeira interação. Ela dirá que a paisagem é de tirar o fôlego. E realmente é. Contudo o mais bonito é a construção de vidro com formas orgânicas que abriga a Biblioteca de Atrus. Catherine estará com Yeesha nos braços. A menina parece ter um pouco mais de um ano. Ela está visivelmente feliz e conta que Atrus logo virá, ele tem viajado muito nos últimos tempos e deverá chegar logo com o restante dos cadeados necessários para proteger alguns livros. Ela diz que em breve eles irão visitar Releeshahn e ambos parecem estar muito felizes com esta viagem. Após conversar estas amenidades, Catherine irá se sentar em um banco em meio a vegetação a esquerda de quem entra na varanda de vidro. Ela dirá então para você aguardar Atrus na Biblioteca. Você notará que há duas portas de vidro na cor verde. Se você optar por entrar na porta a sua direita, Catherine imediatamente dirá para você ir para a outra porta. Então siga a instrução e entre na porta a sua frente, a qual você viu ao entrar na varanda.

A Biblioteca e escritório a primeira vista não parece ser muito grande. Aconselho você a conhecer bem o cenário e a interagir com todos os objetos possíveis. Ao entrar você verá à sua esquerda alguns armários de madeira, e alguns livros sobre mesinhas dispostas próximas a parede. Também verá um pedestal com um livro com capa marrom. Nele há um símbolo que é o número cinco em D’ni, para conhecer os números D’ni, visite o Relto da Página. Este livro foi o que restou de Riven. Abra e veja o caos e as chamas consumindo a Era que foi destruída e arruinada por Gehn.

Agora olhe a mesa, sobre ela há vários itens os quais você poderá acessar com mais detalhes. Há uma foto de Catherine com Yeesha nos braços. Há também duas outras fotos, a da esquerda é Sirrus e a da direita é Achenar. Apesar de tudo Catherine e Atrus amam seus filhos. Movendo o seu cursor para o centro da mesa, você terá acesso a uma carta. Leia a carta que Atrus irá remeter a Tamon. Esta é uma tradução livre do texto de Atrus.

Tamon. Obrigado por responder tão depressa meu pedido de cadeados de Nara. Como você sabe a segurança de Tomahna é mais importante do que um pequeno atraso na minha partida. Talvez eu esteja me excedendo na preocupação como Catherine sugeriu. Mas a idéia de alguém entrando ás escondidas em minha biblioteca e mexendo nos meus livros e diários, me deixa completamente angustiado. Depois do que aconteceu na minha biblioteca na Ilha de MYST, quando meus filhos, Sirrus e Achenar destruíram a maioria dos meus livros. Eu tive noção de quão delicado é manter livros que são ligações para vários mundos. Eu nunca terei capacidade de reparar todos os livros que foram queimados e nem de resgatar todos os seus habitantes sobreviventes. Os cadeados não mudarão esta situação, mas será mais fácil para mim deixá-los em segurança. Sinceramente. Atrus.

Após ler a carta, vasculhe o restante dos itens e o cenário. Veja as belas tapeçarias D’ni em duas das paredes. Nelas você verá a história dos últimos dez anos da vida de Atrus. Ele voltando a Grande Caverna. Visitando Eras destruídas, e tentando reconstruir a Cidade D’ni. Ao olhar para o fundo da biblioteca que está coberta por um belo tapete verde, você verá uma cúpula de vidro. Sobre ela você verá uma esfera de vidro com fogo. Esta é uma esfera típica da tecnologia D’ni, com um fogo que arde sem oxigênio. Veja o Livro Releeshahn com cuidado. Toque nele com o mouse para ver com maior detalhe e depois afaste-se deste lugar, então ao aproximar-se da cúpula de vidro pela segunda vez, você ouvirá uma voz conhecida.

Olá meu amigo… É a primeira coisa que você ouvirá. Parece até que você já sabe que terá que fazer algo para Atrus, pois ele parecerá muito animado sem saber o perigo que está correndo. Ele pede desculpas por ter se atrasado e explica que está ocupado com os últimos preparativos em Tomahna, ele precisa deixar tudo seguro antes de partir. Ele entrega para você um diário, com todas as instruções que o levaram a escrever o importante Livro Releeshahn, aconselho que você leia este diário, pois nele existirão muitas pistas para os futuros quebra-cabeças. Atrus volta-se para escrivaninha que está atrás dele avisando que precisa buscar a chave para abrir a cúpula e o livro, pois ele ficará satisfeito em mostrar a sua nova obra para você.

Então de repente, você verá um homem quase selvagem aparecer atrás de você, ele traz consigo um pequeno Livro de Ligação que usará para sua posterior fuga. Ele veste o que parece ser farrapos e possui um olhar desesperado e inquisidor. Ele se apossa da esfera de fogo e a joga contra uma das cortinas da biblioteca ateando fogo no lugar. Enquanto dirige o olhar para você de forma autoritária e destrói a cúpula roubando o tão precioso Livro Releeshahn.

A ação é tão rápida que entre um grito e outro de Atrus em pleno desespero por perder a nova esperança da Civilização D’ni, você só poderá ver Saavedro, olhando novamente para você e tocando no Livro de Ligação, ele agora tem um olhar confiante de quem escapou ileso ante a sua presença e de Atrus.

O Livro de Ligação usado por Saavedro para escapar irá cair no chão e abrir-se-á, você então verá a imagem da Ilha de J’nanin. Atrus estará muito ocupado com Catherine, pois ambos terão que deter o fogo que espalha-se rapidamente pela Biblioteca. Então a missão de perseguir o usurpador será sua. Entre no livro e conheça esta nova Era.

Manual MYST III Exile. Introdução do jogo.
Manual MYST III Exile – Os Personagens. Explicando quem é quem e a interface do jogo.
Manual MYST III Exile – Era Tomahna. A nova casa de Atrus e Catherine.
Manual MYST III Exile – Era J’nanin. A Era do aprendizado.
Manual MYST III Exile – Era Voltaic. A Era das forças magnéticas.
Manual MYST III Exile – Era Edanna. A Era das forças da natureza.
Manual MYST III Exile – Era Amateria. A Era das forças dinâmicas.
Manual MYST III Exile – Era Narayan. A Era do equilíbrio de forças.

Texto e comentários por: Adriana B. Portes.
Siga para os personagens ou para Era J’nanin