Manual MYST IV Revelation – Personagens

Texto e comentários por: Adriana B. Portes.
Conhecendo os personagens.
As guardiãs de Serenia.

No jogo MYST IV – Revelation vamos interagir com diversos personagens. O número de interações dependerá das várias ações desencadeadas durante o jogo. Os personagens centrais serão, Achenar, Sirrus e Yeesha. Contudo haverá referências a outros personagens: como Catherine esposa de Atrus. Anna avó de Atrus e Andritus mestre da Guilda dos Maquinicistas.

Também vale a pena ressaltar o uso do medalhão de Yeesha para você poder ouvir vários diálogos associados a objetos ou cenas do passado. Outros personagens que estarão presentes são os seres sobrenaturais de Serenia, como os espíritos da Água, do Fogo e do Ar. E claro não posso deixar de mencionar os Ancestrais, que virão em forma de luz durante as revelações feitas no Sonho. Nesta aventura você conhecerá:

Atrus: Filho de Gehn e Keta e esposo de Catherine. Traído por seus dois filhos, Sirrus e Achenar em MYST I, ele tenta dar a esposa um novo começo em Tomahna. Ele receberá você em seu laboratório depois que o convocou para discutir um assunto que o atormenta há vinte anos. Sua filha mais nova, Yeesha, está com dez anos e ele pede a sua ajuda para resolver um grande dilema, saber se deve ou não soltar os filhos das Eras Prisões. Catherine está na Era Moiety ou Tay e Atrus precisa levar você para as Eras Prisões. Contudo algo sai errado e há uma mudança de planos. Atrus fica preso na Era Rime enquanto você deve cuidar de Yeesha. Atrus está triste, pois não conseguiu entrar em um consenso com Catherine a respeito da situação dos filhos e Yeesha é sua nova esperança para a sobrevivência de seu legado. Atrus é personificado por Rand Miller um dos criadores do jogo.

Achenar: Filho de Atrus e de Catherine. Fisicamente mais parecido com seu pai, sua natureza é extremamente contraditória e por vezes ele lembra um louco desvairado. Mas quem sabe? Vinte anos no exílio podem ter mudado sua perspectiva da vida. Achenar possui uma predileção pela aventura e tem uma personalidade um tanto bruta, ele ainda guarda um toque da sinceridade dos tempos de criança, mas não se iluda com isso. Infelizmente além de ser desprezado por Sirrus ele pode ser facilmente manipulado pelo irmão caçula. Devemos lembrar que Achenar nunca foi santo e sempre acompanhou Sirrus em suas peripécias. Achenar pode matar um animal a sangue frio. E não podemos esquecer o seu passado de brinquedinhos muito exóticos espalhados em várias Eras, principalmente sua predileção por coleções bizarras e instrumentos de tortura. Achenar é muito bem personificado por pelo ator Guy Sprung.

Sirrus: Filho de Atrus e de Catherine. Fisicamente lembra muito seu avô Gehn ou até mesmo a sua mãe, dependendo do ponto de vista. Possui modos e gostos refinados e uma atração especial por riqueza e antiguidades. Ele adora manipular as pessoas à sua volta e fará qualquer coisa para alimentar a sua ânsia de poder e conhecimento. Contudo não se deixe enganar pela aparência educada e aristocrática de Sirrus, que sempre está impecável e com o cabelo penteado, até mesmo nas horas de crise. Ele pode ter um modo de falar irrepreensível e cheio de charme, mas ele guarda segredos mirabolantes. Sua alma é vazia e parece nunca ter amada ninguém em sua família. O perfil de um psicopata que nunca importou-se com suas ações hediondas do passado. Sirrus é personificado muito bem pelo ator Brian Wrench.

Yeesha: Filha mais nova de Atrus e de Catherine. Fisicamente lembra muito seu pai. Pelo menos por minha perspectiva. Cheia de vida ela é a típica pré-adolescente que está pronta para qualquer desafio e não percebe o perigo que a rodeia. Sincera e despojada, logo faz amizade com os dois irmãos mais velhos, sem suspeitar que um dia será vítima deles. A pedido de Catherine, Atrus está ensinando a antiga Arte D’ni da confecção de Livros de Ligação para a caçulinha da família. Ela está adorando as aventuras que começa a conhecer em mundos como Serenia e até montou um fã clube dos observadores de estrelas, inspirada por sua avó Anna. Atrus tenta ensinar para Yeesha tudo que não pôde ensinar aos seus dois filhos mais velhos, principalmente a importância dos antepassados em sua família. Yeesha é personificada pela atriz Juliette Gosselin.

Anya: Uma das seis guardiãs de Serenia e amiga de Yeesha. Você a verá logo no início desta Era no pátio do Templo dos Guia Espirituais. Entre todas as guardiãs ela parece ser a mais preocupada com a filha de Atrus. Anya é personificada pela atriz Jennifer Podemsky.

Zanika: Uma das seis guardiãs de Serenia. Zanika é representante do Guia Espiritual do Fogo e também acompanhará você na Câmara da Memória para que você entre no mundo dos sonhos, sempre sorridente ela é muito misteriosa. Zanika é personificada pela atriz Alison Sealy-Smith.

Raeanne e Moiri: Duas das seis guardiãs de Serenia. As duas aparecerão dentro do Templo dos Guias Espirituais. Uma é a representante da Guia Espiritual do Ar e a outra é representante da Guia Espiritual do Água. A interação com uma das duas personagens irá depender muito de seus procedimentos no início do jogo. Ambas são personificadas pela atriz Kira Clavell.

Caradell: Uma das seis guardiãs de Serenia. Você encontrará Caradell próximo ao ancoradouro chamando pelos nativos das ilhas. Ela parece muito preocupada com o futuro da Pedra da Vida que mantém a flor da Câmara da Memória viva e que sumiu misteriosamente. E ainda por cima ela desconfia de você. Bem, ela não conhece Sirrus e Achenar ainda… Caradell é personificada pela atriz Angèle Coutu.

Yannin: Uma das seis guardiãs de Serenia. Você encontrará Yannin ao ir olhar os destroços do batiscafo próximo a Câmara da Memória. Ela é uma espécie de conserta tudo e irá explicar o significado dos Globos da Memória e a importância deles para manter a memória dos que já morreram. Yannin e personificada pela atriz Jessica Novadir.

Durante o jogo não se esqueça de usar o medalhão de Yeesha para poder ver e ouvir fatos do passado ligados a cada objeto de relevância no jogo. Também fique atento para as aparições dos guias espirituais em Serenia. Pois só depois que você fizer uma oferenda para eles é que você terá acesso a Câmara da Memória, ao Sonho e a resposta dos Ancestrais.

A interface do jogo é muito amigável e facilmente poderá ser utilizada durante a aventura em cada Era. Você também terá acesso a ajuda se houver dificuldade em resolver algum dos quebra-cabeças, esta ajuda poderá ser configurada em três níveis de facilidade, para acessá-la bastar estar dentro da Era explorada e acessar o mapa, os pontos onde existem quebra-cabeça estarão assinalados com um círculo preto e a letra ‘i’, ao clicar sobre estes círculos ‘hints‘ surgirão na tela. Agora você partirá para Tomahna.

Manual MYST IV Revelation – Introdução ao jogo.
Manual MYST IV Revelation – Os Personagens.
Manual MYST IV Revelation – Era Tomahna.
Manual MYST IV Revelation – Era Haven a Prisão de Achenar.
Manual MYST IV Revelation – Conhecendo a Era Serenia.
Manual MYST IV Revelation – Era Spire a Prisão de Sirrus.
Manual MYST IV Revelation – Retornando a Era Serenia.
Manual MYST IV Revelation – Conclusão na Era Serenia.

Texto e comentários por: Adriana B. Portes.
Siga para introdução de MYST IV Revelation ou para Era Tomahna